gestao ambiental
MELO FILHO (1999) relatou casos de agricultores que buscam produzir as variedades de culturas mais produtivas, sem levar em consideração as condições do ambiente para as quais foram preparadas, tendo como conseqüência baixos níveis de produtividade. Por isso, foram consultados especialistas em sistemas de produção de hortaliças que indicaram os fatores a serem considerados na proposta. O Quadro 1 apresenta os fatores do ambiente interno, considerados na proposta para escolha da atividade produtiva. QUADRO 1: Características dos recursos a serem considerados no ambiente interno para a escolha da atividade produtiva.
Recursos Naturais
a) Solo: As hortaliças possuem diferentes necessidades quanto à textura ou tipo de solo. De modo igual, podem ser considerados três tipos básicos de solo: arenoso ou leve, médio ou misto e argiloso ou pesado. O tipo de solo é um fator decisivo para o desenvolvimento das hortaliças, influenciando diretamente na qualidade percebida pelo consumidor.
b) Distribuição de chuva: As hortaliças em geral têm grande necessidade de água; entretanto, para algumas, a chuva pode ser um fator prejudicial, quando em excesso. Consultar a previsão para o período para o qual estiver sendo feito o planejamento é condição essencial. Ressalva deve ser feita para as hortaliças produzidas em cultivo protegido, pois nesse caso a distribuição de chuva não tem influência.
c) Acesso à água para irrigação/ possibilidade de faltar água: Se no local onde se pretende cultivar hortaliças o acesso à água para irrigação é difícil ou é freqüente faltar água no período estabelecido pelo planejamento, o produtor deverá optar por culturas menos exigentes em água.
d) Temperatura média do ar: O produtor deverá considerar se a temperatura média na região é adequada às hortaliças que pretende cultivar, observando a temperatura recomendada para cada fase do seu ciclo. Além da temperatura média, as