rolimvilla

2190 palavras 9 páginas
1

LAUDO GEOLÓGICO E HIDROGEOLÓGICO DE UM CACIMBÃO(POÇO AMAZONAS) LOCALIZADO NA
CERÂMICA FÊNIX - MUNICÍPIO DE SÃO RAIMUNDO DAS MANGABEIRAS - MARANHÃO.

1- INTRODUÇÃO
Para umidificar a mistura da matéria prima(argila), durante o fabrico do tijolo cerâmico nos meses mais secos do ano, é necessário adicionar pequenas porções de água. Sendo assim, é utilizada a água proveniente de um cacimbão, tipo Amazonas existente no terreno da empresa.
2- OBJETIVO
O texto deste Laudo procurará justificar o pedido de dispensa de outorga de direito de uso de água que é solicitado pela empresa E F DE ALENCAR à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e
Recursos Naturais do Maranhão - SEMA/MA, para regularização do cacimbão em questão.
A utilização de água no processo cerâmico é muito pouca, chegando ao máximo a ser usado apenas uns 1.500 litros/dia, e em dias alternados por semanas. Uma vez que a fabricação do tijolos contém três etapas distintas: da mistura da matéria prima; da confecção dos tijolos e da queima nos fornos. As duas últimas etapas não requerem a utilização de água, desse modo existe uma lacuna de tempo sem utilização do cacimbão.
Ademais, existe a oferta de água distribuída pelo município que é utilizada para as demais necessidades de higienização das instalações do escritório e abastecimento humano. Com esse conjunto de justificativas , o requerente pretende obter a dispensa de autorização de uso de água, uma vez que o volume pretendido (1.500 litros/dia/alternados) à ser extraído é insignificante para o volume existente no lençol freático da Cobertura Detríticas de Planalto e que pouco é explorado.
Escoando quase que totalmente para os riachos e rios.
3- LOCALIZAÇÃO e ACESSO
O cacimbão localiza-se no município de São Raimundo das Mangabeiras, nas imediações do
Povoado Vale Verde, às margens da BR 230, km 337, cujas coordenadas geográficas obtidas através de GPS de última geração indicou: Latitude 07° 09' 08.02" S e Longitude 45° 43' 05.40' O.

Relacionados