GESTAO AMBIENTAL
GLAUDIA TAJ PINHEIRO DOS SANTOS
SABRINA ALBUQUERQUE DE OLIVEIRA
TURMA : ADT0601
Manaus
2013
Eco-eficiência
"Em 1991, o então BCSD - Business Council for Sustainable Development procurava um conceito que, talvez numa única palavra, sintetizasse a finalidade dos negócios efectuados numa perspectiva de desenvolvimento sustentável. Não se encontra tal conceito nos dicionários, decidimos criar uma expressão nova. Após um concurso de ideias e muito desespero, surgiu-nos a expressão "eco-eficiência" que, em tempos simples, significa criar mais produtos e serviços, com uma redução, tanto na utilização de recursos, como na produção de desperdícios e poluição."
Stephan Schmidheiny, Presidente Honorário do WBCSD - World Business Council for Sustainable Development
O conceito
A eco-eficiência é uma filosofia de gestão que encoraja o mundo empresarial a procurar melhorias ambientais que potenciem, paralelamente, benefícios económicos. Concentra-se em oportunidades de negócio e permite às empresas tornarem-se mais responsáveis do ponto de vista ambiental e mais lucrativas. Incentiva a inovação e, por conseguinte, o crescimento e a competitividade.
Em resumo, a eco-eficiência é um conceito empresarial que visa acrescentar mais valor, utilizando menos materiais e energia e provocando um menor impacte ambiental. Aplica-se a todos os sectores da empresa e a todas as fases do ciclo de vida do produto. Os objetivos
1. Redução do consumo de recursos: inclui minimizar a utilização de energia, materiais, água e solo, favorecendo a reciclabilidade e a durablidade do produto e fechando o ciclo de vida dos materiais.
2. Redução do impacte na natureza: inclui a minimização das emissões gasosas, descargas líquidas, eliminação de desperdícios e a dispersão de
3. substâncias tóxicas, além de promover a utilização sustentável de recursos renováveis.
4. Melhoria do valor do