Gestao ambiental - ecologia
• Êxodo rural, o crescimento descontrolado das cidades,
• Infra-estrutura urbana, características das populações (taxa de crescimento, densidade, índices de nascimento e mortalidade e idade média).
• Doenças, epidemias, problemas de saúde pública e de qualidade ambiental.
Após realizar a pesquisa, apresente um texto dissertativo, de até 20 linhas, o resultado de sua pesquisa, indicando o tema escolhido e as fontes utilizadas. (4,0 pontos)
O quadro socioambiental em que vivemos hoje é marcado pelo crescimento econômico exponencial, expansão urbana e demográfica, tendência ao esgotamento de recursos naturais e energéticos não-renováveis, crescimento acentuado das desigualdades sócio-econômicas, exclusão social, perda da biodiversidade e contaminação crescente dos ecossistemas terrestres, entre outros.
Esse modelo econômico baseado na competitividade, na produção em larga escala e nas monoculturas agrícolas que utilizam abusivamente agrotóxicos e pesticidas, prejudica de forma imensurável a saúde de cada ser humano e do ambiente.
O crescente uso de agrotóxicos, nas ultimas décadas, tem preocupado vários pesquisadores, devido ao desenvolvimento de doenças humanas relacionadas à intoxicação por esses agentes (Nunes e Tajara, 1998). É notório o efeito nocivo dos agrotóxicos sobre a saúde humana, principalmente sobre a reprodutividade, em abortos espontâneos, infertilidade, câncer de testículo e ovário e outros distúrbios. O DDT tem sido indicado como um agente químico capaz de atravessar a placenta e contaminar o leite materno, sendo associado também à incidência de câncer.
Faz-se necessário a conscientização da população sobre o uso nocivo dos