Gestante
Introdução Segundo Lamare a gravidez é um divisor das águas na vida de uma mulher. Os sentidos ficam alerta, a sensibilidade aumenta. São nove meses de deslumbramento, mas de muitas duvidas, apreensões, desconfortos e contratempos.
Durante a gravidez, os recursos que a mulher tem para se aproximar de seu bebê são muitos, por exemplo: dedicar atenção dirigida à ele, conversando baixinho, contando suas atividades e ocupações, falando sobre o preparativo do quartinho para quando receber ele, cantando cantigas, assim dedicando carinho à ele. E Quando houver momentos de stress ou situações de perturbação emocional, conversar com o bebê e passar a sensação de segurança e otimismo.
Ao longo da gravidez impõe-se um importante trabalho a ser realizado tanto pelo homem quanto pela mulher, a mudança de papeis e de identidade, alem de filhos, homem e mulher, se tornaram pai e mãe. A maternidade e paternidade, no entanto, são conquistas psicológicas para a qual homem e mulher podem se habilitar, já que ninguém nasce sabendo ser pai e mãe. O parto por si só não significa apenas o processo de expulsão e nascimento do bebê. Mãe e pai estão envolvidos em uma seqüência de acontecimentos irreversíveis que mobilizam emoções intensas, alem do desgaste de energia.
Em grupos de gestantes existem muitos temas a serem discutidos: os três trimestres da gestação, experiências com partos anteriores, o medo do parto, sensações corporais, sensações emocionais, mudança nos hábitos, planejamento familiar, importância do pré-natal, acompanhamento do pai do bebe, aspectos emocionais da gravidez, maternidade e paternidade, o homem e a gestação da companheira, participação do pai no dia a dia da companheira, sexualidade na gravidez, desenvolvimento gestacional, a gestante como mulher, a gestante no trabalho, os direitos da gestante, queixas freqüentes na gravidez, o uso de cosméticos, pratica de exercícios, hábitos e vícios na gestação, atendimento odontológico,