gestante diabete
Durante a gravidez é comum as mulheres passarem a redobrar a atenção com o que fazem e comem. E para as que têm diabetes gestacional esse cuidado precisa ser ainda maior, já que açúcares como mascavo, orgânico, refinado, entre outros, devem ser completamente excluídos das refeições.
Publicidade
O diabetes provoca uma elevação da glicemia (açúcar no sangue) que se agrava com a ingestão destes alimentos. "A hiperglicemia durante a gestação leva a um risco maior de complicações obstétricas e também para o bebê, como prematuridade, má formação, hiperglicemia ao nascer e etc.", alerta a endocrinologista do Hospital 9 de Julho, Dra. Roberta Frota.
A nutricionista Dra. Bruna Pineda alerta que o abuso do uso de adoçantes como sacarina, ciclamato e aspartame também devem ser evitados. "Esses alimentos artificiais são tóxicos ao feto e podem prejudicar sua formação. Deve-se ter o hábito de ler o rótulo dos produtos industrializados devido à quantidade excessiva de conservantes."
Nas gestantes as necessidades nutricionais estão aumentadas, mas isso não significa que elas terão que comer por dois. Nesta fase, as vitaminas são de suma importância, já que, entre outras funções, auxilia na formação do bebê. A alimentação deve ser diversificada para que a gestante e o feto obtenham todos os nutrientes necessários para uma boa saúde. "A reeducação alimentaraprendida durante a gestação servirá para manutenção do peso ideal após a chegada do bebê", afirma a nutricionista Dra. Gabriela Marcelino.
A nutricionista Dra. Eliane Cristovão alerta que os carboidratos simples (farinha branca, por exemplo) devem ser evitados também e substituídos por integrais. "Pão, macarrão integral e cereal matinal somente integrais. Os sucos, por sua vez, não podem ser concentrados e sim diluídos em água. E até das frutas não se deve abusar: três porções ao dia no máximo."
Dra. Gabriela indica que as gestantes que apresentam o quadro de diabetes gestacional façam um rigoroso