Diabetes Gestacional
A gestação, quando desejada, e um momento muito especial na vida de uma mulher. Porem existe aquelas consideradas de alto risco, que causam preocupação nas mulheres, devido aos danos irreversíveis que podem causar á mãe a ao bebê. Um dos tipos de gestação considerada de alto risco e aquela em que a mulher apresenta Diabetes Melito.
Diabetes Melito Gestacional (DMG), e a hipoglicemia detectada pela primeira vez durante a gestação e pode ser definida como qualquer nível de intolerância a carboidratos, podendo persistir ou não após o parto, por isso e importante refazer o exame após o parto.
O Diabete Melito e uma patologia que causa muita preocupação para gestantes, principalmente quando são conhecidas as consequências que esta patologia pode ocasionar durante a gestação, pois está associada a alto índice de morbimortalidade perinatal, principalmente macrossomias e malformação fetal. O tratamento na diabetes na gravidez e um momento difícil e que traz muitos transtornos para mulher, pois modificam seus hábitos e costumes, o que torna de extrema importância à atenção prestada por parte dos profissionais que estão emprenhados a trabalhar nesta área especifica.
A necessidade que ocorra uma atenção especial á estas gestantes com diabetes melito, justifica-se ainda quando se verifica que dois a cinco pó cento das gestantes brasileiras desenvolvem diabetes milito gestacional (DMG), segundo dados apresentados por Kruse e Abeche (1992).
Mesmo com esta alta incidência, a ênfase governamental especifica para programas de atenção a essa clientela e insuficiente, assim como os estudos na área da enfermagem que abordam os cuidados com gestante com diabetes milito gestacional, assim, o acompanhamento dessas gestantes ficam limitados ao atendimento medico o qual esta centrada apenas ao controle metabólico do diabete, sem que haja uma atenção especifica de um profissional que tenha como preocupação orientar essa a mulher sobre os demais cuidados com a sua saúde e