GESTALT
O que é percepção?
Em psicologia, neurociência e ciências cognitivas, a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais a partir de histórico de vivências passadas.
Através da percepção um individuo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
Consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. A percepção pode ser estudada do ponto de vista estritamente biológico ou fisiológico, envolvendo estímulos elétricos evocados pelos estímulos nos órgãos dos sentidos.
Do ponto de vista psicológico ou cognitivo , a percepção envolve também os processos mentais, a memória e outros aspectos que podem influenciar na interpretação dos dados percebidos.
Como o comportamento é visto na teoria GESTALT?
De acordo com os gestaltistas, o comportamento deveria ser observado em seus aspectos mais globais e deveria haver a consideração das condições que alteram a percepção do estímulo. Como justificativa a essa teoria, embasavam-se na teoria do isomorfismo – esta pressupunha uma ideia de unidade no universo e pressupunha que a parte sempre se relacionava ao todo. Quando se vê somente a parte de um determinado objeto, por exemplo, há a tendência da restauração do equilíbrio da forma e isso garante que se entenda o objeto que se está percebendo. “Esse fenômeno da percepção é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dos pontos que compõem uma figura (objeto)”
O que significa a expressão "Boa-Forma"? E qual compreensão sobre "Figura-Fundo"?
Significa superar a ilusão de ótica ou permitir a relação figura-fundo.
Quanto mais clara estiver a forma (boa-forma), mais clara será a separação entre figura e o fundo.
Quando não ocorre fica difícil distinguir o que é figura e o que é fundo, o que distancia a realidade objetiva da realidade percebida.
PSICANALISE
Fale sobre a 1° e a 2° teoria do aparelho psíquico e qual compreensão que tem.
PRIMEIRA TEORIA SOBRE A