Gestalt
Alguns tópicos explorados na primeira lição – citações da “Primeira lição” [1910]
(Freud, Obras completas, vol. XI,Ed. Imago, 2006)
“Dr. Joseph Breuer,2 empregou pela primeira vez esse método no tratamento de uma jovem histérica (1880-1882). [...] descrita nos Studies on Hysteria (Estudos Sobre a histeria) [1895d]”(p.27)
Anna O.
“...uma jovem de 21 anos, de altos dotes intelectuais, manifestou, no decurso de sua doença, que durou mais de dois anos, uma série de perturbações físicas e psíquicas mais ou menos graves. Tinha uma paralisia espástica de ambas as extremidades do lado direito, com anestesia, sintoma que se estendia por vezes aos membros do lado oposto; perturbações dos movimentos oculares e várias alterações da visão; dificuldade em manter a cabeça erguida: tosse nervosa intensa; repugnância pelos alimentos e impossibilidade de beber durante várias semanas, apesar de uma sede martirizante; redução da faculdade de expressão verbal, que chegou a impedi-la de falar ou entender a língua materna; e, finalmente, estados de absence 4 (ausência), de confusão, de delírio e de alteração total da personalidade, aos quais voltaremos mais adiante a nossa atenção.”(p. 28) talking cure (cura de conversação)
“Depois de relatar certo número dessas fantasias, sentia-se ela como que aliviada e reconduzida à vida normal. Esse bem-estar durava muitas horas e desaparecia no dia seguinte para dar lugar a nova absence, que cessava do mesmo modo pela revelação das fantasias novamente formadas. É forçoso reconhecer que a alteração psíquica manifestada durante as absences era conseqüência da excitação proveniente dessas fantasias intensamente afetivas.” (p.30)
“Verificou-se logo, como por acaso, que, limpando-se a mente por esse