Gestalt
Os setes saberes necessários à educação do futuro não têm nenhum programa educativo, escolar ou universitário. Aliás, não estão concentrados no primário, nem no secundário, nem no ensino universitário, mas abordam problemas específicos para cada um desses níveis. Eles dizem respeito aos setes buracos negros da educação, completamente ignorados, subestimados ou fragmentados nos programas educativos. Programas esses que, em minha opinião, devem ser colocados no centro das preocupações sobre a formação dos jovens, futuros cidadãos. E nós falaremos do sétimo saber que por sua fala sobre a ética do gênero humano que comporta a tríade indivíduo sociedade e espécie.
A ÉTICA DO GÊNERO HUMANO
A concepção complexa do gênero humano com porta a tríade individua/sociedade/espécie. Os indivíduos são mais do que produtos do processo reprodutor da espécie humana, mas o mesmo processo é produzido por indivíduos a cada geração. A tríade se se sustentam em sentido pleno: se reunindo, se apoiando e nutrindo-se. Assim são não apenas inseparáveis, mas co-produtores unidos um ao outro. Não se pode absolutizar nenhum deles e fazer de um só o fim supremo da tríade; ela já é em si própria, rotativamente, seu próprio fim. Estes não poderiam ser entendidos como dissociados: pois qualquer concepção significa desenvolvimento conjunto das autonomias individuas.
O indivíduo e a sociedade caminham juntos, A democracia tem relação fundamental com o individuo e a sociedade onde ambos podem se ajudar, desenvolver, regular e controlar juntos. A democracia é fundamentada no controle de maquinas do poder pelos controlados da maquina do poder pelos controlados, é muito mais do que um regime político. A sociedade democrática funciona através da liberdade individual e a responsabilidade do individuo e cidadão na sociedade autoritária e totalitária o individuo e obrigado a seguir ordens. A democracia pode ser definida de modo simples. A soberania do povo cidadão