Gestalt
❖ A Teoria:
É a Teoria que privilegia os fenômenos relacionados com a percepção e segundo a qual, à semelhança de uma melodia, que é algo mais que as notas que a compõem, cada fenômeno é um conjunto organizado que constitui uma unidade autônoma, com leis próprias, em que cada elemento depende solidariamente da estrutura do conjunto.
"A 'fórmula' fundamental da teoria da Gestalt poderia ser expressa da seguinte maneira: existem totalidades, cujo comportamento não é determinado pelos seus elementos individuais, mas nos quais os processos parciais são eles mesmos determinados pela natureza intrínseca do todo" (Max Wertheimer).
[pic]
As linhas horizontais são paralelas? ❖ História
Aproximadamente a partir de 1870 alguns pesquisadores alemães começaram a estudar os fenômenos perceptuais humanos, especialmente a visão. Procurando entender como se davam os fenômenos perceptuais, tendo se utilizado em grande parte deles, de obras de arte. Queriam entender o que ocorria para que determinado recurso pictórico resultasse em um determinado efeito ou outro. A estes estudos convencionou-se denominar de Psicologia da Gestalt.
Seus expoentes mais conhecidos foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer. Criaram as Leis da Gestalt relativas à percepção humana, que até hoje se mantêm válidas.
Gestalt é um termo alemão de difícil tradução. O tremo mais próximo em português seria Estrutura ou Forma, um conjunto de coisas que se prendem, se apoiam e se determinam reciprocamente (determinam uma estrutura global um todo).
Gestalt Theorie, no original; Teoria da Boa Forma, Psicologia Gestalt, Psicologia da Forma são termos equivalentes.
Desenvolveu-se a partir da constatação de que as psicologias comportamentalistas não serviam para explicar certos fenômenos visuais, nomeadamente as ilusões de óptica, concluindo que muitas vezes a experiência anterior funcionava como factor de erro.
Daí serem