Gestalt
CURSO DE PEDAGOGIA
SÍNTESE DO CAPÍTULO: A APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA DA GESTALT, TEORIA COMPORTAMENTAL E HUMANISMO
Lizete Felipe de Almeida
VITÓRIA
2012
Lizete Felipe de Almeida
SÍNTESE DO CAPÍTULO: A APRENDIZAGEM NA PSICOLOGIA DA GESTALT, TEORIA COMPORTAMENTAL E HUMANISMO
Síntese apresentada à disciplina Psicologia, como exigência para critério de avaliação, sob orientação da Professora Débora Almeida de Souza.
SUMÁRIO
1. PSICOLOGIA DA GESTALT ……………………………………………….. 1
2. A TEORIA COMPORTAMENTAL ………………………………………….. 4
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ………………………………………………… 6
4. BIBLIOGRAFIA ………………………………………………………………. 7
1. PSICOLOGIA DA GESTALT
Surgida na Alemanha no inicio do século XX, Gestalt-Terapia é, sobretudo, uma síntese de abordagens que visa a compreensão da psicologia e comportamentos humanos. Embora esse movimento tenha sido fundado por Max Wertheimer, o conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian von Ehrenfels. Outros nomes importantes da Gestalt são Kurt Koffka e Wolfgang Kohler.
A Gestalt desenvolve o conceito de organização. A percepção envolve mais do que a mera combinação de elementos sensoriais, mas a mente organiza esses elementos numa experiência unitária. O design utiliza as leis da Gestalt o tempo todo, muitas vezes até de forma inconsciente, ajudando as pessoas a assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas. Dentre os princípios da Gestalt-Terapia e da Psicologia Humanista destaca-se: Auto-encontro, auto-realização, auto-satisfação, recuperação de partes perdidas e reprimidas da pessoa, crescimento pessoal, desenvolvimento do potencial humano como um todo, auto-responsabilidade, estímulo da consciência e concentração no aqui e agora.