Gest O P Blica
GESTÃO PÚBLICA
São Luís-MA
ABRIL/2014
LUCIANO DE JESUS SANTOS CRUZ CPD: 10201
GESTÃO PÚBLICA
ATIVIDADE AVALIATIVA I
Atividade de Avaliação apresentada em cumprimento das exigências da disciplina GESTÃO PÚBLICA do curso de Administração.
São Luís-MA
ABRIL/2014
Poderia começar esta dissertação com o conceito de Estado, porém segundo Bresser-Pereira, o conceito de Estado é impreciso, porque o mesmo se confunde com vários outros conceitos, como: Estado-governo; Estado-nação; país, enfim e quando utilizado os termos Estado Capitalista ou Estado Socialista, estamos nos referindo a um tipo de sistema econômico. Porém no contexto deste trabalho, estamos nos referindo ao Estado-nação, no caso o país, que é uma entidade política com poder e possui uma população que habita esse território.
As duas correntes básicas que se encontra no estudo do Estado, são respectivamente a corrente histórico-indutiva, que sustenta que o Estado pertence a uma classe e o poder o qual é atribuído ao Estado está representado em uma estrutura organizacional e política e a corrente lógico-dedutiva expressa que o Estado está baseado no contratualismo social, pois os indivíduos obedecem ao Estado (segundo a teoria) para garantir a ordem e os direitos legais e contratuais. Em relação ao pensamento neoliberal, que mesmo se apoiando em uma escola econômica também lógico-dedutiva, a escola neoclássica, também adota uma perspectiva a-histórica. Não significando então, que toda visão lógico-dedutiva do Estado vai ser conservadora ou que toda visão histórica seja obrigatoriamente progressista.
Para chegar ao modelo de Estado que temos hoje em dia, o mesmo passou por várias transformações ao longo do tempo, várias evoluções as quais estão descritas abaixo:
Administração colonial portuguesa: nesse marco, a Administração Colonial estava estruturada em níveis: instituições metropolitanas; a administração central; a administração regional e a administração