gest o resumo 1 1
Poder e administração no capitalismo conteporâneo.
Serão abordados e inter-relacionado três aspectos da reorganização capitalista que vêm se desenvolvendo desde de meados dos anos sessenta, embora só tenham se tornado claramente percepíveis nos últimos anos, a saber a glaobalização da economia a transnacionalização das estruturas de poder ea reestruturação produtiva.
Como já foi dito, nenhum desses fenômenos é realmente novo. O original é o ritmo acelerado que adquirem a partir dos anos setenta, assim como a sua articulação recíproca, configurando um processo de reorganização profunda do sistema capitalista, com consequências de grande alcance. decorrre do processo de internacionalização do capital que se desenvolve desde o início do capitalismo. Já que este modo de produção nunca foi sistema om características nacionais. Na articulação do processos produtivos situados no interior de fronteiras nacionais com outros implantados e desenvolvidos no exterior, embora essa articulação não tenha acarretado de imediato a industrialização de todos os países e regiões nela envovidas. neste periodo, estas empresas se beneficiaram do papel preponderante dos Estados Unidos na reconstrução das economias européias e japonesa devastadas pela guerra, assim como a divisão do mundo em dois grandes blocos, pois isto, lhes permitiu fácil acesso aos vários territórios nacionais sob influencia norte americana, em nome da segurança contra o comunismo ao mesmo tempo, atuaram como agentes de desenvolvimentos local, legitimando a premacia politica dos Estados Unidos.
O termo multinacional indica a consideração de uma multiplicidade de nacionalidade em inter -relação. quando diziamos que uma dada empresa era multinacional. queriamos assinalar a sua atuação em vários economias nacionais simultaneamnte, a partir de sua sede, cuja localização era do fundamental importância, pois isto implica em ações de