GEST O INTERNACIONAL
Para definir a gestão de negócios internacionais faz-se necessário primeiramente descrever o conceito de negócio, em seguida o de gestão e por último, o de internacional. Em seguida serão analisados os acontecimentos recentes no cenário internacional.
NEGÓCIO
Existem varias definições sobre o que é negócio. Uma das definições provém de Harvard Business School que diz: São as atividades relacionadas a obtenção de lucro no sentido monetário.
Em um primeiro momento podemos definir o negócio sob três eixos: grupos de consumidores, necessidades dos consumidores e as tecnologias usadas para esse atendimento.
GESTÃO
O processo de gestão compreende três grandes atividades, a de gerir oferta, demanda e produção. É através da união desses processos que surge o objetivo da gestão empresarial, que é manter o fluxo contínuo entre o recebimento de insumos, transformá-los em produtos e disponibiliza-los ao mercado atendido pela empresa (Chandler, 1999b). Caso esse fluxo seja interrompido, a empresa se torna ineficiente em termos operacionais o que leva a perda de mercado.
Para cada mercado que a empresa visa atender, deve-se considerar sua atividade: tamanho de cada mercado, número de concorrentes, durabilidade, margem de lucro e câmbio.
NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Existem diferenças entre um negócio de âmbito local comparado ao internacional que exigem a atenção do gestor. Considera-se o negócio internacional todo aquele que estiver além das fronteiras da empresa nacional (Czinkota, 1998).
Um dos principais fatores que deve ser levado em consideração para a implantação de uma empresa fora de seu país de origem é o câmbio. Segundo nota técnica divulgada pelo DIEESE (2006), o câmbio é a relação da moeda nacional com a moeda estrangeira, ou pode, também, ser definido como o preço da moeda estrangeira em termos da moeda nacional (Vasconcelos e