GEST O DE FORNECEDORES
517 palavras
3 páginas
GESTÃO DE FORNECEDORESAs empresas estão cada vez mais racionalizando sua base de fornecedores. Empresa e fornecedor estão estreitando suas relações e criando sistemas de parceria em que ambos atuam de forma harmoniosa, na busca de qualidade, preço, tempo de entrega e muitos outros atos dentro da logística de suprimentos.
A proposta de racionalização da base de fornecedores é receber produtos de melhor qualidade, diminuir estoques, reduzir o lead time de fornecimento e ter produtos disponíveis sempre que necessário.
Outras de empresas estão adotando a pratica de trazer seus fornecedores para dentro de suas fabricas e fazendo com que a etapa final da produção seja realizada em seus perímetros. Um desses processos acontece com frequência como, por exemplo, na fabricação de garrafas PET.
Segundo Slack, Chambers, Harland (1997) pode-se dizer que o efeito forrester em quanto mais montante (ou seja), mais afastado do cliente final na rede de suprimentos estiver da empresa, mais drástica serão flutuações causadas por uma mudança pequena na demanda do cliente final.
Através das informações obtidas na cadeia de suprimentos, é possível elaborar estratégias que traga vantagem competitiva, que nada mais é do que quando a empresa executa uma ou mais de suas atividades de uma maneira especial, que traga diferenciação para os seus concorrentes (PORTER, 1995).
Criterios de classificação de fornecedores O setor de compras é responsável pela seleção dos fornecedores, pois sem ela, a empresa corre o risco de contratar fornecedores que não correspondam ao aumento na demanda por determinado material, ou por não estarem preparados para tal, ou por não oferecerem produtos com a qualidade exigida pela empresa. Cesse a pratica de de aprovar orçamentos com base no preço. Em vez disso, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo, fundamentado na lealdade e na confiança (Deming, 1990).
Avaliação de Fornecedores através