Gest o de Estoques e das Filas de Clientes em Servi os
Conceitos em Gestão de Estoque.
Um dos principais conceitos dentro do escopo da gestão de operações é o conceito de estoques. Em muitas operações de serviços, os estoques e sua gestão tem papel essencial. Exemplo numa linha aérea e a necessidade de gerenciar bem seus estoques, digamos, de sobressalentes. Uma empresa como a Varing. Por exemplo, tem varias centenas de milhões de dólares em estoques de pecas sobressalentes. A gestão de estoques é um elemento essencial na administração de hoje e do futuro.
Hoje o conceito de estoques e mais bem entendido que em anos recentes. Nos anos 80, por exemplo, muitas empresas tiveram problemas estratégicos sérios por achar que deveriam, a todo custo, baixar a zero seus estoques, seduzidas por uma leitura equivocada das mensagens subliminarmente passadas pela superioridade incontestável dos sistemas de gestão japoneses daquela época. Na verdade a mensagem era quase esta, mas não exatamente esta, e sim que se deve buscar incessantemente e não ter um grama a mais de estoque do que aquela quantidade estritamente necessária estrategicamente.
Função dos Estoques.
Estoque são considerados, para efeito das discussões, acúmulos de recursos matérias entre fases especificas de processos de transformação podem referir-se a transformação física – no caso de processos de manufatura, transformação do estado d bem do cliente – no caso de processos de tratamento, manutenção e outros, ou posse ou localização do bem ou cliente . como no caso de processos de distribuição e logísticos, incluídos os transportes.
Estoques de Matérias (insumos e insumos)
Para regular diferentes taxas de suprimentos- pelo fornecedor- e demanda – pelo processo de prestação de serviço. As taxas diferentes ocorrem por vários motivos: o fornecedor pode ser pouco confiável e não entregar ou no prazo ou nas quantidades aproveitáveis esperadas; o fornecedor pode entregar uma quantidade diferente do solicitada,