Gest O Ambiental
Introdução
Atualmente a questão de desenvolvimento sustentável tem sido um assunto discutido por se tratar de um problema social, que compromete as regiões metropolitanas latinas. A maior dificuldade está relacionada ao crescimento desordenado da população, limitando os recursos básicos necessários para uma boa qualidade de vida.
Saneamento Básico
Na América Latina e no Caribe existe uma pressão crescente dos recursos hídricos por fatores climáticos como as secas e as inundações e por atividades econômicas que precisam de muita água, como a mineração e a agricultura.
Ainda existem 35 milhões de pessoas na região sem acesso a fontes de água potável e cerca de
100 milhões sem saneamento básico. De acordo com o Banco Mundial, na América Latina, 45% da água é perdida antes de chegar ao consumidor.
Apesar de ser uma região rica em recursos energéticos como hidrocarbonetos, energia hidrelétrica e biocombustíveis, esta riqueza está igualmente má distribuída: aproximadamente 34 milhões de pessoas carecem de acesso aos serviços modernos de eletricidade.
Qualidade de Vida
São Paulo - A América Latina não tem nenhuma representante na lista das cinquenta cidades com melhor qualidade de vida elaborada pela Economist Inteligence Unit. O primeiro nome que aparece por lá está na 62ª posição: Buenos Aires, na Argentina.
Por aqui, as cidades sofrem com questões de violência urbana e saúde, alguns dos critérios que mais fazem as latino-americanas perderem pontos, segundo o relatório da EIU.
Por causa da quantidade de critérios (são mais de trinta), empates são raros no ranking:
Ranking
Cidade
País
AL
Ranking Global
Ranking Global
2013
2012
1
Buenos Aires
Argentina
62
61
2
Santiago
Chile
64
63
3
Montevideo
Uruguai
65
66
4
São José
Costa Rica
72
73
5
Lima
Peru
80
82
6
Rio de Janeiro
Brasil
92
93
6
São Paulo
Brasil
92
93
7
Assunção
Paraguai
95
101
8
Cidade