Gest O Ambiental
Indicadores mostram resultados ambientais da BASF dos últimos sete anos
Junho 2009
Ivânia Palmeira
Fone : (12) 3128-1543
Fax : (12) 3132-4999 ivania.palmeira@basf.com Juliana Furlaneto
Fone: (11) 3043-2901 juliana.benchimol@basf.com Além da redução de consumo de água, 32%, há resultados expressivos na geração de efluentes e de emissão para a atmosfera, 29% e 45%, respectivamente, na América do Sul.
Empresa foi a primeira do mundo a apresentar o balanço carbônico de suas atividades.
Investimento em 2008 foi de R$ 30 milhões.
20 estudos de ecoeficiência já foram feitos no Brasil por meio da Fundação Espaço ECO nos últimos três anos
Como indústria química, a BASF contribui para que a sociedade usufrua dos benefícios do desenvolvimento, de forma sustentável, atuando na transformação dos recursos naturais, gerenciando, minimizando e prevenindo os impactos de suas atividades.
As ações ambientais consolidadas nos últimos anos, trouxeram resultados representativos na América do Sul, confira a evolução tendo como base 2002:
Redução de 32% no consumo específico de água;
Redução de 7,5% na geração específica de resíduos;
Redução de 29% na geração específica de efluentes;
Redução de 16% no consumo específico de energia elétrica;
Redução de 45% nas emissões para a atmosfera.
No Brasil, mais de 8 mil caminhões deixaram de circular pela Rodovia Presidente Dutra, em 2008, em decorrência do uso do modelo ferroviário para o transporte de matérias-primas e produtos do complexo químico de Guaratinguetá para o Porto de Santos e vice-versa.
Além desses resultados positivos, a BASF atua também na conscientização ambiental de seus colaboradores, clientes, parceiros de negócio e das comunidades instaladas próximas de suas unidades produtivas.
Uma de suas principais iniciativas nessa área foi a instituição, em junho de 2005, da Fundação Espaço ECO (FEE), primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina, com a missão