Gest.. amb
Cada vez mais a crescem a inter-relação do setor produtivo industrial e o meio ambiente surgindo à necessidade de incluir a gestão ambiental no planejamento global da organização.
O termo gestão ambiental é bastante abrangente, sendo usado para designar ações ambientais em determinados espaços geográficos, como por exemplo: gestão ambiental de bacias hidrográficas, de parques e reservas florestais, entre outras modalidades de gestão que incluam impactos ambientais. Nesse estudo privilegiara a gestão ambiental nas organizações. Segundo Morandi e Gil (1999), o processo de gestão ambiental implica em um processo contínuo de análise formado de decisão, organização, controle das atividades de desenvolvimento, bem como avaliação dos resultados para melhorar a formulação de políticas e sua implementação para o futuro.
A preocupação com o meio ambiente nasce à medida que se percebe que os recursos são finitos e que seu uso indevido gera conseqüências incalculáveis à sociedade. Dentro dessa perspectiva, aparece o conceito de desenvolvimento sustentável.
Assim, para Cavalcanti (2002), a noção atual de desenvolvimento sustentável deixa claro que é necessário estar atento para que a taxa de crescimento da economia não seja conseguida com o alto preço da destruição do planeta.
Vários desastres ambientais provocados por posturas inconseqüentes das indústrias modificaram o meio ambiente alterando a relação do homem com a natureza, fazendo com que crescessem movimentos em busca de uma produção mais sustentável. Dessa forma, quando as condições ambientais se tornam inadequadas devido à poluição causada pelas atividades produtivas a sociedade civil exerce pressão sobre as organizações para que elas diminuam os efeitos ambientais de suas atividades estimulando a interferência legal do
Estado para penalizá-las de acordo com o reflexo do desastre causado, interferindo também de forma preventiva para evitar possíveis