Gerente Área Internacional
A batata é o quarto alimento mais consumido no mundo e esta colocação tão privilegiada pode ser atribuída á existência de milhares de formas de se consumi-las: fritas, purê, chips, cozidas, assadas. O mercado de batatas
Chips e Snacks vêm ocupando um espaço cada vez maior, particularmente nos centros urbanos. A industrialização da batata vem crescendo em todo mundo, inclusive no Brasil, principalmente para produtos que podem ser consumidos diretamente como “chips” e batata palha, ou, prontos para serem preparados, como batatas descascadas ou cortadas em palitos resfriados e pré-fritas congeladas . O mercado brasileiro produtor do maquinário necessário para a industrialização de batatas chips cresce em paralelo a industrialização.
A melhoria dos equipamentos para processar batatas, dos processos de preparo e do marketing resultaram no crescente aumento da produção da mesma. Ao se processar batatas na forma chips da maneira convencional (fritura por imersão), o fabricante procura obter alguns fatores principais que tornam o produto atrativo para o consumidor e viável do ponto de vista de custos de produção: rendimento do produto final à partir da matéria-prima bruta; coloração; conteúdo de óleo após processo; paladar e textura ou crocância.
No Brasil, o consumo de batatas chips está concentrado em duas grandes marcas, a
Procter & Gamble, produtora da famosa Pringles e a Elma Chips que produz as batatas
Ruffles, Sensações e Stax.