sequência didática
1. Que gênero você optará para o trabalho de produção em sala de aula? Por quê?
2. Quais características tem esse texto?
2. Como você irá trabalhá-lo? Explicite as etapas de sua sequência:
3. Que dificuldades acredita que terá? Como poderá resolvê-las?
1. Narrativa. Acredito que a narrativa, além do caráter lúdico, está presente em nossa vida de forma mais efetiva através da oralidade. Pois estamos produzindo constantes enunciados narrativos. Assim, para os alunos, torna-se mais significativo trabalhar com este gênero.
2. Trabalharei com o texto de Chico Buarque: Chapeuzinho Amarelo, que se caracteriza como uma narrativa curta (conto) e estruturada em versos, poucos personagens, linearidade de acontecimentos (enredo linear).
2.1 Apresentação de vídeo com a história narrada oralmente.
2.2 Distribuição do texto impresso para leitura e releitura.
2.3 Discussão acerca do texto (coletânea de impressões e opiniões)
2.4 Trabalhar o conceito de narrativa e, aproveitando o conteúdo trabalhado para a Olimpíada de Língua Portuguesa (poesia), levá-los a inferências sobre a versatilidade dos gêneros. A narrativa necessariamente não precisa ter sua estrutura em prosa, pode ser versada.
2.5 Trabalhar as diferenças entre norma padrão e coloquial, mostrar as diversas possibilidades de criação e compreensão textual permitidas pela licença literária.
2.6 Trabalhar a intertextualidade e, a partir dessa, levá-los a produzir re-contos dos conhecidos contos de fadas. Levarei uma síntese dos contos para apresentar e os incentivarei a criar as suas narrativas.
3. Acredito que as dificuldades serão decorrentes da capacidade iniciar a produção. Mas, uma vez que esta se concretize, será mais fácil trabalhar o texto. Debaterei as possibilidades de criação de acordo com o conhecimento de mundo de cada um deles.
4. Posteriormente, trabalharemos a paragrafação e pontuação.