Gerente de Projetos - A Profissão
Desenvolver um novo veículo, um edifício ou até mesmo inserir um novo produto no mercado, parece fácil, mas por trás disso há diversas atividades complexas que possibilitam a eficácia na conclusão das etapas do projeto. Logo é necessária uma pessoa responsável para garantir execução dessas etapas; assim o gerente de projeto esta cada vez mais presente nos projetos pelo mundo.
Com os grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar nos próximos anos, os grandes centros urbanos se tornaram canteiros de obras e com isso estima-se que até 2020 sejam criados 1,3 milhões de novos postos de trabalho com uma remuneração média de R$ 12.000,00 mensais; e no mundo estima-se que esse número chegue a 13 milhões de novos postos.
Não sendo diferente de outras profissões, com a exceção da graduação o que qualifica um gerente de projetos é o seu histórico de experiências, tanto com números de projetos quanto atividades extras; por exemplo, entrega do projeto antes da data programada.
2- É necessário um código de ética para todas as profissões reconhecidas. Espera-se que os profissionais enunciem livremente seus valores e vivam de acordo com essas declarações de conduta ética. O código de ética para um grupo profissional deve ser divulgado e imposto para se tornar eficaz. Assim, como o código de ética ajuda a regulamentar a profissão do Gerente de Projetos?
“A ética no projeto nem sempre o leva ao sucesso, mas a falta de ética leva o projeto ao fracasso”, logo vemos que o gerente/grupo deve adotar um código de ética para que o mesmo seja respeitado e passe uma imagem de confiança ao cliente, caso contrário os mesmos não terão limites para uma conduta, se é que tenham.
Um profissional de gerenciamento de projetos para certificado deve apoiar e aceitar as propostas do PMP (Código de Ética do Profissional de Gestão de Projetos). Um profissional de projetos de respeito deve conduzir suas atividades de