Gerenciamento financeiro e auditoria
Balanço Patrimonial: é o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade. É o equilíbrio do (Ativo - Passivo Exigível + Patrimônio Líquido). Demonstra a situação econômica e financeira da empresa, bem como descreve as aplicações e origens dos seus recursos.
A estrutura do balanço patrimonial está segregada em:
Ativo Circulante:
Disponível;
Realizável a curto prazo: recebíveis que serão realizados até o final do exercício seguinte.
Ativo Não Circulante:
Realizável a longo prazo: recebíveis que serão realizados após o final do exercício seguintes;
Investimento;
Imobilizado;
Intangível.
Passivo Circulante:
Exigível a curto prazo: exigíveis que serão realizados até o final do exercício seguinte.
Passivo Não Circulante:
Exigível a longo prazo: exigíveis que serão realizados após o final do exercício seguintes.
Patrimônio Líquido:
Capital Social e Reservas.
Demonstração do Resultado do Exercício: é um resumo ordenado das receitas e despesas da entidade em um determinado período. Tem como principal finalidade apurar o resultado da operação da empresa.
Lembrete do Mecanismo de Débito e Crédito
CONCEITO DA AUDITORIA
Auditoria é uma atividade voltada a verificar a aderência aos princípios fundamentais de contabilidade quando do processo de escrituração contábil, como também testar a eficiência e eficácia dos principais controles patrimoniais. Tem como objetivo final forma uma opinião sobre a fidedignidade das demonstrações contábeis.
ORIGEM DA AUDITORIA
A auditoria surgiu como parte da evolução do sistema capitalista. No início, as empresas eram fechadas e pertenciam a grupos familiares. Com a expansão do mercado e o acirramento da concorrência, houve a necessidade da empresa ampliar suas instalações produtivas e administrativas, investir no desenvolvimento tecnológico e aprimorar os controles internos em geral, principalmente visando a redução de custos e,