Gerenciamento distribuido de impasses
PROJETO DE DISTRIBUIÇÃO EM BASES DE DADOS – GERENCIAMENTO DISTRIBUIDO DE IMPASSES
Abraham Silberschatz, Henry F. Korth, S. Sudarshan
C. J. Date
Mohamed Eltabark
M.Tamer Ozsu, Patrick Valduriez
Ramakrishnan Gehrke a Analises e Desenvolvimento de Sistemas – Faculdade de Tecnologia da Serra Gaucha.
Professor Supervisor da APS
Marcos de Meira Gois
Resumo
Os bancos de dados distribuídos tem se tornado cada vez mais utilizados pelas organizações. Assim como nos bancos de dados centralizados os bancos de dados distribuídos podem apresentar fenômenos de impasses, se os mecanismos de concorrência se basear em bloqueios. Os impasses geralmente tendem a ser raros, mas quando surgem podem causar danos e prejuízos. Eles se dão quando duas ou mais transações mantem um bloqueio e aguardam um bloqueio sobre um dado. As formas de prevenção são bem conhecidas e funcionam bem, porém a anulação de um impasse sempre irá resultar em uma transação sendo vitimada.
Palavras-chave:
Banco de dados. Impasses. Bloqueios.Transações. Grafos
1 INTRODUÇÃO
Os bancos de dados distribuídos tem se tornado uma necessidade à medida que as organizações expandem seus domínios pelo globo. Esta tecnologia se constitui de banco de dados logicamente inter-relacionados distribuídos em diversos servidores através de uma rede de comunicação. Apesar das dificuldades de implementação, os bancos de dados distribuídos podem garantir com eficiência a segurança e integridade dos dados.
Assim como nos bancos de dados centralizados os bancos de dados distribuídos, quando seus algoritmos de controle de concorrência se baseiam em bloqueios podem chegar a fenômenos de impasses. Os meios de solução de impasses conhecidos nos bancos de dados centralizados também se aplicam nos bancos de dados distribuídos. Geralmente os impasses tendem a serem raros, mas é importante manter táticas de prevenção, pois são fenômenos de difícil solução, já que as vezes sua solução