Gerenciamento deo bras
O objetivo principal do gerenciamento de obras é buscar organizar e compreender as etapas existentes na execução de um possível empreendimento, acompanhando cada uma de suas etapas e do seu desenvolvimento do inicio ao fim, considerando principalmente suas caracteristicas financeiras. O gerenciamento de obras possui duas etapas principais. Sendo iniciada pela administração e composição de custos, onde são levantadas as etapas construtivas e relacionadas aos custos com auxilio da TCPO, considerando aspectos quantitativos de materiais e insumos, realização de pesquisas entre fornecedores, gastos com serviços, logisticas, funcionários, leis sociais e equipamentos.
Após todos os itens serem analisados e aprovados, seguimos para a etapa de coordenação e execução, onde todos os itens relacionados na primeira etapa são postos em prática, fazendo o uso do cronograma fisico financeiro, buscando otimizar a relação entre prazos de execução e gastos com materiais, assim evitando possíveis desperdícios financeiros, de mão-de-obra e despesas não previstas com atrasos. Um grande auxiliar para o acompanhamento da obra nessa etapa é a curva ABC onde o orçamento é organizado de forma a destacar os itens de maior custo, sendo possivel visualizar picos de gastos e serviços que podem ser reduzidos.
O gerenciamento de obra está ligado também aos itens de segurança do trabalho como o PCMAT, que é realizado junto ao um profissional ligado a segurança do trabalho e busca garantir a saúde e integridade fisíca do trabalhador. E em caso de obras de grande porte a CIPA é um orgão que auxilia os profissionais a prevenir possiveis acidente, com a elaboração de mapas de riscos e, e higiene ordem, limpeza no ambiente de trabalho. A utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, o EPI, onde é de uso obrigatório a todos os trabalhadores e profissionais frequentadores do canteiro de obras, e fica de total responsabilidade a empresa o fornecimento desses