GERENCIAMENTO DE SUPPLY CHAIN: UMA VISÃO INTEGRADA
Resumo
Esse artigo discute a organização e o gerenciamento de Supply Chain verificando a dinâmica da decisão para ajustar a produção ao modelo econômico rentável e evolutivo. Relaciona as evidências sobre a indústria sob o aspécto teórico como características estruturais e aborda o compartilhamento das informações na cadeia de suprimento integrando e otimizando todas as etapas do processo produtivo.
Palavras-chave: Planejamento e controle de produção, Integração, Otimização, Gerenciamento de processo.
1 INTRODUÇÃO
Ultimamente as cadeias de suprimento estão em processo de mudança, os fabricantes e os fornecedores se tornam parceiros no processo de produção até a entrega do produto final. A sobrevivência de uma empresa depende da integração entre seus clientes e fornecedores. (DI SERIO, SAMPAIO, 2001)
O objetivo desse estudo é entender como estratégia empresarial a otimização e integração dos processos de Supply Chain com foco na produtividade.
O estudo é constituído por revisão bibliográfica de artigos acadêmicos publicados em revistas de engenharia.
2 DESENVOLVIMENTO
O principal objetivo do planejamento da produção na cadeia de suprimento é atender a demanda considerando a disponibilidade e capacidade das empresas que constituem a cadeia.
A principal mudança no cenário indústrial ocorreu quando a competição não aconteceu mais entre empresas isoladas, mas sim entre as cadeias de suprimento.
Segundo Alves Filho et al (2004) um gerenciamento da cadeia de suprimentos eficaz possibilitará que processos, fluxos de materiais e informações estejam integrados para atender as necissidades de mercado, agregando valor aos produtos e serviços.
A otimização da integração desde os fornecedores originais até o processo de logística de entrega e distribuição do produto final são transformadas pela prática de gerenciamento da cadeia de suprimentos, trazendo benefícios para os produtores e compradores.