Gerenciamento de riscos
Gerenciamento de Risco em Projetos: Como Transformar Riscos em Vantagem Competitiva.
VALÉRIA MOURA NASCIMENTO
Pesquisa teórica e Estudo de Caso apresentado como trabalho final do curso de Graduação em Administração de Empresas
Orientador: Aluisio Monteiro,M.sc. Coordenador: Flávia Martinez
Rio de Janeiro, 2003
1
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Tema: GERÊNCIA DE RISCOS EM PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS
Por: VALÉRIA MOURA NASCIMENTO
Monografia Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Veiga de Almeida – UVA Orientador: Aluisio Monteiro, M.Sc.
Rio de Janeiro / 2003
ii
Correr Risco
Rir é correr o risco de parecer tolo. Chorar é correr o risco de parecer sentimental. Estender a mão é correr o risco de se envolver. Expor os sentimentos é correr o risco de mostrar o verdadeiro eu. Defender sonhos e idéias diante da multidão é correr risco de perder as pessoas. Amar é correr risco de não ser correspondido. Viver é correr risco de morrer. Confiar é correr risco de se decepcionar. Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos. Porque o maior perigo é não arriscar nada. Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não tem nada e não são nada. Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam nada, não crescem, não amam, não vivem. Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade. Somente a pessoa que corre riscos
É livre !!! iii AGRADECIMENTOS
Em primeiro, gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade da vida, e capacidade de estudo e realização deste trabalho.
Agradeço também à meus pais e tia, que sem eles não teria condições de concluir minha graduação, principalmente pelo incentivo que sempre me deram.
A meu esposo, Cesar, pela paciência e tolerância, em todos os momentos que não pude estar presente em casa e na família, devido aos meus estudos e