gerenciamento de risco
O QUE É O GERENCIAMENTO DE RISCOS?
o PGerenciamento de Riscos em Saúde é a aplicação sistêmica e contínua de políticas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.i
Gerenciamento de Risco é o monitoramento de todo e qualquer risco que o cliente/paciente, colaborador e instituição podem estar expostos, como por exemplo, risco de queda.
Segundo a Anvisa, risco é a combinação da probabilidade de ocorrência de um dano e a gravidade de tal dano. E o Gerenciamento de Riscos, por sua vez, é a tomada de decisões relativas aos riscos ou a ação para a redução das conseqüências ou probabilidade de ocorrência.
No sentido de minimizar os riscos potenciais de eventos adversos que se faz necessário conhecer e controlar esses riscos, que são fontes de danos no ambiente hospitalar.
Garantir a Segurança dos pacientes é uma preocupação e um movimento mundial. A Santa Casa de Valinhos, desde 2009, instituiu sua política de gerenciamento de riscos que pressupõe uma série de ações (de prevenção, detecção e mitigação) que visam a prevenção e a redução do risco de dano desnecessário ao paciente associado ao cuidado em saúde. Além de propormos a segurança do paciente, nossa política de gerenciamento de riscos engloba a prevenção de riscos ocupacionais e institucionais. Todas as unidades da Santa Casa possuem um mapa no qual os riscos do seu processo foram mapeados, bem como suas respectivas ações preventivas e corretivas. Além deste mapeamento e as metas de segurança propostas pela organização mundial da Saúde(OMS), a saber:
1. Garantir a Identificação Correta;
2. Garantir a Comunicação Efetiva;
3. Garantir a Segurança da Aplicação das Medicações de Riscos;
4. Garantir a Segurança do Procedimento Cirúrgico;
5. Garantir a Segurança Contra Lesões Decorrente de Queda.
Quando