Gerenciamento de resíduos
SENAI CETIND – SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
FELIPE ROSA
JACIANE NUNES
JAIR SANTOS
LUIZE BISPO MARCELA SEPRENY
MARLON REBELLATTO
CICLO DO LIXO NO BAIRRO CENTRO DA CIDADE DE LAURO DE FREITAS
Lauro de Freitas
2014
FELIPE ROSA
JACIANE NUNES
JAIR SANTOS
LUIZE BISPO MARCELA SEPRENY
MARLON REBELLATTO
CICLO DO LIXO NO BAIRRO CENTRO DA CIDADE DE LAURO DE FREITAS
Pré-projeto com o intuito de descrever a situação do gerenciamento de resíduos sólidos do bairro Centro na cidade de Lauro de Freitas, servindo como nota parcial para a disciplina de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, pertencente ao módulo I do curso Técnico de Meio Ambiente do SENAI- CETIND.
Lauro de Freitas
2014
1 INTRODUÇÃO
Lauro de Freitas, a antiga Santo Amaro de Ipitanga devido a primeira e principal igreja da cidade, faz parte da região metropolitana de Salvador e está localizada ao norte da capital Baiana, tendo sido parte desta por duas vezes, até que em 1962 foi transformado em município.
Inicialmente a região era habitada por índios e posteriormente por negros, que chegaram com os engenhos de açúcar. Estes negros influenciaram fortemente a cultura local e até hoje se encontra descendentes de famílias escravas, praticantes do candomblé e dos costumes afros. A quantidade de terreiros é estimada em 487 templos.
O município é composto por 18 bairros, litoral de sete kilômetros subdividido em 03 praias (Ipitanga, Vilas e Buraquinho) e 03 principais rios (Ipitanga, Joanes e Sapato), com uma população estimada em 184.383 pessoas.
Considerada o quintal de Salvador, a cidade de Lauro de Freitas começou a crescer na fuga da população no que dizia respeito ao transtorno da cidade grande. A busca por uma melhor qualidade de vida, segundo a revista Exame, fez o município saltar da posição 187 para a de 154 entre as cidades de maior população no Brasil. Ainda segundo a