Gerenciamento de resíduos sólidos
Conceito de Geração de resíduos Sólidos
Importância do GIRSU para o desenvolvimento urbano
INTRODUÇÃO
As diretrizes das estratégias de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos buscam atender aos objetivos do conceito de prevenção da poluição, invitando ou reduzindo a geração de resíduos e poluentes prejudiciais ao meio ambiente e a saúde publica.
DESENVOLVIMENTO
Foi realizado o programa de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos na empresa Central Moto peças, que atua no ramo de vendas de peças e consertos em geral de motocicletas multimarcas.
Foi detectado falhas no gerenciamento de resíduos líquidos gerados na limpeza de peças e manutenção das motocicletas, como também no descarte de resíduos sólidos gerados pelas embalagens dos produtos comercializados na empresa.
Entre os resíduos sólidos, podemos citar o papelão e o plástico que estavam sendo descartados de maneira indevida, sem serem destinados para a reciclagem.
O primeiro passo foi conscientizar os funcionários sobre o destinamento adequado dos resíduos e o impacto causado no meio ambiente se o gerenciamento não for realizado de uma maneira eficaz, já que são eles, os funcionários, que tem maior contato com os resíduos, é importante que haja uma conscientização de maneira não só local, mas global. Após o treinamento foi feito um planejamento para redução da geração de resíduos, onde o papelão começou a ser armazenado e depois vendido para empresas de reciclagem gerando assim além de uma ação sustentável, uma rentabilidade fixa para a empresa. O plástico foi devidamente destinado à coleta seletiva juntamente com o isopor das embalagens de peças e acessórios. Os frascos de óleo de motor são recolhidos semanalmente por um representante do fornecedor e é destinada a reutilização devida.
A geração de resíduos líquidos necessitou de uma maior atenção por se tratar de resíduos químicos e altamente poluentes se não destinados de