gerenciamento de pavimento
PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO
NOME DO CURSO
O que é Gerência de Pavimento?
O que é necessário para fazer uma Gerência de Pavimento?
Qual o Objetivo da Gerência de Pavimento?
Joyce Maria Lucas Silva
Engenheira Civil
CONCREMAT, a serviço da VALEC
Prof. Adriano S. M. de Macedo
Fevereiro / 2015
O que é Gerenciamento de Pavimento?
O Sistema Pavimento pode ser definido como um conjunto de componentes que interagem mutuamente. Os componentes deste Sistema (revestimento, base, sub-base e subleito) são submetidos a fatores externos, como o tráfego, as operações de manutenção e as condições ambientais, conforme mostrado na Figura 1, a seguir:
Já um Sistema de Gerência de Pavimentos tem como componentes, que devem interagir mutuamente, o planejamento, o projeto, a construção e a manutenção dos pavimentos. Como principais fatores externos podem ser citados os recursos orçamentários, os dados necessários ao sistema e as diretrizes políticas e administrativas. A Figura 2, a seguir, ilustra adequadamente como se estrutura um Sistema de Gerência de Pavimentos.
Os pavimentos rodoviários representam um valioso patrimônio, cuja conservação e restauração oportunas são essenciais para a sua preservação. Qualquer interrupção ou redução na intensidade ou na frequência dos serviços necessários à manutenção desse patrimônio implica em aumentos substanciais nos custos de operação dos veículos e na necessidade de investimentos cada vez mais vultosos para sua recuperação. O objetivo principal de um Sistema de Gerência de Pavimentos é alcançar a melhor aplicação possível para os recursos públicos disponíveis e oferecer um transporte rodoviário seguro, compatível e econômico.
O que é necessário para fazer uma Gerência de Pavimento?
As atividades básicas de um Sistema de Gerência de