Gerenciamento de Ferramentas de Corte
2. Funções do Gerenciamento de Ferramentas .......................................................................... 6
2.1. Aspectos Estratégicos do Gerenciamento de Ferramentas ............................................. 7
2.2 Aspectos Tecnológicos do Gerenciamento de Ferramentas ............................................ 9
2.3 Aspectos Logísticos do Gerenciamento de Ferramentas ............................................... 19
3. Conclusão ............................................................................................................................. 35
4. Referencias ........................................................................................................................... 36
3
1. Justificação
Nos últimos anos, a gestão de ferramentas tomou um lugar muito importante, devido à alta demanda de produtividade e a necessidade de tempos de setup menores. E, embora ele está funcionando melhor em muitas empresas, continuam a ser feitas melhorias significativas nesta área.
A definição de gerenciamento de ferramentas pode ser sintetizado como “um sistema computacional que permite administrar toda a informação relacionada com ferramentas de corte, elementos de fixação de peças e ferramentas, máquinas, além de outras, em uma indústria metal-mecânica, através de uma tecnologia computacional responsável por entregar as ferramentas adequadas, nas quantidades necessárias, para as máquinas determinadas e na hora certa dentro de um processo produtivo” (MASON, 1991, a, b)(Boehs, 1992).
Há uma grande quantidade de dados que indicam a importância económica da questão do gerenciamento de ferramentas. Na verdade, em cada situação particular devem ser feitos estudos para dimensionar o problema e tomar as ações necessárias para ter uma melhoria.
Mas alguns fatos que podem