Gerenciamento de escopo para projetos de software utilizando modelagem visual
O Gerenciamento de Escopo é uma das atividades do Gerenciamento de Projetos. O custo de alteração de um software é baixo durante a sua definição, mas tende a ficar maior conforme as fases do projeto evoluem. [1]
A modelagem visual é uma abordagem para a definição de um software que possui a característica de ser facilmente compreendida pelos envolvidos, até mesmo por pessoas não ligadas diretamente a construção do software. Esta é uma característica importante no que se refere ao escopo do projeto, pois torna simples a identificação das alterações. Desta forma o cliente também é capaz de entender, opinar e validar o escopo do projeto.
Os diagramas utilizados para definir o escopo do projeto devem acompanhar todo o ciclo de vida de um software, refletindo as alterações dos requisitos e consequentemente os Casos de Uso.
Duas formas muito poderosas de realizar a modelagem visual de um software são a UML e a SysML, sendo a segunda uma extensão da primeira. A utilização da UML somente não é suficiente para a definição do escopo de um projeto, uma vez que ela não possui diagramas específicos para a modelagem dos requisitos.
CRISE DO SOFTWARE
O Chaos Report é um relatório anual realizado pelo Standish Group, com o objetivo de medir a quantidade de projetos que participam da Crise do Software, ou seja, que falharam excedendo prazos, custos, atendimento de requisitos e funcionalidades ou até mesmo que não foram concluídos e, portanto, não foram entregues. Segundo o resumo do Chaos Report de 2009, o índice de projetos que falharam no último ano foi de 68%, ou seja, menos de um terço dos projetos de software obtiveram sucesso pleno no seu desenvolvimento. Isso demonstra a necessidade da aplicação das técnicas e procedimentos da Engenharia de Software para que os projetos possam atingir maior índice de sucesso em seu desenvolvimento.
O Standish Group também verificou quais eram os dez principais motivos das falhas e sucessos dos projetos, e a descrição