Gerenciamento da cadeia de suprimentos x logística
Curso: Logística em Transportes
Supply Chain Management X Logístics
(Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos X Logística)
Para entendermos as relações entre Supply Chain Management e, a Logística em si, temos que aprender primeiramente o que são cada um e entender como funcionam, bem como suas aplicações e principais funções, para que então possamos estabelecer relações entre ambos.
O Supply Chain Management, que traduzido ao pé da letra, é o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (ou Abastecimento) é uma ferramenta que utilizando a mais avançada tecnologia da informação, visa possibilitar às empresas, literalmente gerenciar suas cadeias com maior eficiência e eficácia para atender da melhor e mais rápida maneira possível as “vontades” de seus consumidores e clientes cada vez mais exigentes. Este conceito, que motivou o desenvolvimento de diversas soluções tecnológicas, surgiu durante a Revolução Industrial, em 1880. Nessa época, o Arsenal de Veneza, de longa tradição na construção e provimento de navios, apresentou o primeiro sistema completo de controle de produção.
A partir dos anos 70, os consumidores se tornaram mais exigentes, obrigando as empresas a buscarem e darem respostas rápidas a questões básicas, como: reduzir o custo dos produtos ou oferecer atendimento rápido e com qualidade.
Esse gerenciamento tem que levar em consideração, desde o momento em que o pedido de uma mercadoria é recebido, até o instante em que ela é entregue ao seu cliente final, ou seja, tem que haver uma plena organização, que envolva o relacionamento, buscando a perfeição, entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc. Para tanto, é necessário também, que haja uma fiscalização dos indicadores de performance responsáveis por coletar e analisar esses dados, a fim de que haja um controle dos resultados e impactos positivos, e, se negativos, seu estudo e