Laboratório de física b
Transformadores
Elaborado por:
Isabella Oliveira
Turma: M7
2012
1 – Introdução (1,0)
Um transformador é um dispositivo elétrico constituído basicamente por dois enrolamentos de fios condutores, que formam eletroímãs, e por um núcleo metálico (Figura 1). Esse dispositivo tem por objetivo receber uma determinada tensão elétrica e converte-la para outra, que pode ser tanto mais baixa quanto mais elevada. Para compreender essa conversão, é necessário que se avalie os processos físicos que ocorrem no interior do transformador.
Quando da passagem de corrente elétrica em um dos enrolamentos, este produzirá um campo magnético que, devido a elevada condutibilidade magnética do núcleo metálico, será perceptível nas proximidades dos dois enrolamentos. Mas, para que o transformador possa cumprir o seu objetivo de modificar a tensão da corrente de entrada, primeiro é necessário que se produza uma nova corrente. Para tal, esse dispositivo baseia-se na indução magnética que propõe que qualquer variação de fluxo de campo magnético no interior de um eletroímã será posicionada visando à anulação dessa variação.
Tendo em vista que a corrente no enrolamento primário é alternada, logo fluxo de campo magnético gerado por ela sobre o enrolamento secundário será variável. Sendo esse variável, um novo campo induzido tenderá a surgir na região para opor-se instantaneamente às variações de fluxo magnético no segundo enrolamento. Contudo, devido ao aparecimento desse novo campo magnético induzido no segundo enrolamento, surgirá também uma corrente induzida nesse mesmo. Essa corrente,