Gerencia
O gestor financeiro, como o próprio nome indica, é o profissional de gere as finanças de determinada empresa ou instituição. Assim sendo, para que se tenha acesso a esse cargo é necessário investir em formação específica, entre as mais indicadas para os indivíduos que pretendem exercer esse cargo estão as graduações em Administração e Economia. Isto, porque capacitam o profissional a entender e executar as funções inerentes ao cargo. Outro quesito bastante importante é o domínio do inglês, principalmente se o objetivo é fazer carreira em uma empresa de grande porte.
O gestor financeiro é o profissional que coordena a tesouraria e a controladoria da empresa. Porém, vale lembrar que nem todas as empresas possuem um mesmo organograma. Por isso, tomando uma empresa de grande porte como exemplo, a tesouraria é o setor responsável pelo planejamento financeiro, gerenciamento de crédito, fundo de pensão, captação de recursos, administração do caixa e finanças em espécie, tomada de decisão de desembolso e despesas de capital. Já a controladoria, também nomeada contabilidade, é a área que cuida do controle contábil da empresa, como impostos e contabilidade de finanças e custos.
Assim sendo, o gestor financeiro, enquanto coordenador dos dois setores, que juntos, são o centro financeiro da empresa, é o responsável por todos os aspectos financeiros da empresa, tendo, por isso, que apostar na sua formação contínua e apresentar características intrínsecas que se prendem com o sentido de responsabilidade, habilidade para trabalhar em ambientes estressantes e para gerir pessoas.
Leia mais: http://explicatudo.com/o-que-faz-um-gestor-financeiro#ixzz2UWBwhiqL