Gerencia do TFD
Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso
Sistema para Gerenciamento de Atendimento no Tratamento Fora de Domicilio
Rosiane dos Santos Nascimento
Januária – MG, Setembro de 2013.
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Pré-Projeto do Trabalho de Conclusão de Curso
Sistema para Gerenciamento de Atendimento no Tratamento Fora de Domicilio
Rosiane dos Santos Nascimento
Pré-Projeto apresentado à Coordenação de TCC do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como requisito para iniciação do Trabalho de Conclusão de Curso.
Januária – MG, Setembro de 2013.
1. Introdução
O Tratamento Fora do Domicilio (TFD) é um instrumento legal criado pelo Ministério da Saúde1 para garantir o atendimento a todos os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com necessidades médicas não tratáveis no município de origem, por falta de condições hospitalares. Por lei 2 o TFD deve abranger: consultas; tratamento ambulatorial, hospitalar e cirúrgico previamente agendado; custeio de deslocamento ao local do atendimento e alimentação, incluindo acompanhante, caso necessário durante todo o tratamento. De modo geral, os médicos responsáveis pelos encaminhamentos de pacientes ao Tratamento Fora de Domicilio são associados ao SUS. Todo paciente que necessita do TFD deve solicitar ao médico que o acompanha, o preenchimento do formulário próprio do TFD. Este formulário deve ser repassado juntamente com o laudo médico à Secretaria de Saúde, onde uma comissão responsável realiza uma avaliação a fim de aprovar o pedido gerado.
Todo o protocolo de gestão que envolve o Tratamento Fora de Domicílio deve ser rigorosamente respeitado, uma vez que, a secretaria de saúde possui um número limitado de tratamentos a ser realizado por mês. Desse modo, caso um paciente não consiga receber esse tipo de tratamento em um determinado mês, o mesmo será