Gerdau - projeto
GERDAU
A Gerdau se preocupa em oferecer ao mercado produtos de qualidade superior de acordo com os padrões modernos mais exigentes.
O Grupo Gerdau ocupa a posição de 13º maior produtor de aço do mundo e é líder no segmento de aços longos nas Américas. Possui 337 unidades industriais e comerciais, além de cinco joint ventures e quatro empresas coligadas, o que faz com que esteja presente em 14 países: Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Guatemala, Índia, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. Possui capacidade instalada de 26 milhões de toneladas por ano e fornece aço para os setores da construção civil, indústria e agropecuária.
O Grupo Gerdau começou a operar em 1901, com a Fábrica de Pregos Pontas de Paris, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Investe continuamente na capacitação de mais de 46 mil profissionais e no desenvolvimento das comunidades onde está inserido. As ações de suas empresas estão presentes nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York, Toronto e Madri.
Nome: Grupo Gerdau
Setor de atuação: Siderurgia
Países onde atua: No exterior em oito países da América Latina e Canadá, Espanha, EUA e Índia
Número de funcionários: 35,5 mil
Faturamento: 15,3 bilhões de reais (primeiro semestre de 2007)
Percentual do faturamento obtido no exterior: 64,1% (unidades no exterior mais exportações a partir do Brasil)
Tempo de atuação no exterior: Mais de 20 anos
Tema do Caso: Alianças e Fusões Internacionais
A conquista: A partir de uma cuidadosa estratégia integrada, desenvolveu um processo de internacionalização. Hoje, a empresa está presente em 13 países e exporta para mais de 40.
Como chegou lá: O grupo consolidou seu processo de internacionalização por meio da aquisição de companhias, criação de joint ventures e parcerias estratégicas e compra de participações minoritárias
Inserção internacional: É multinacional. Vende, distribui e produz no exterior
A EMPRESA