geração
1) Os principais componentes e principais funções em hidrelétricas são:
Barragens – represar a água para captação e desvio, elevar o nível da água para aproveitamento elétrico e navegação e represar a água para regularização de vazões e amortecimentos de ondas e enchentes.
Extravasores – permitem a passagem direta da água para jusante. Permite descarregar as cheias e evita que a barragem seja danificada.
Vertedor – permite a passagem livre de água sobre a crista da barragem.
Comportas – permitem isolar a água do sistema final de produção da energia elétrica, tornando possíveis os trabalhos de manutenção.
Tomada de água – permite retirada de água do reservatório e protege a entrada do condutor de danos e obstruções provenientes do congelamento, tranqueira, ondas e correntes.
Condutos – dutos por onde passa o escoamento da água
Câmaras de descarga – alivia o excesso de pressão que pode causar o “golpe de aríete”.
Casa de força – onde ficam instaladas as turbinas hidráulicas, geradores elétricos, reguladores, painéis e outros equipamentos do sistema elétrico de geração.
2) Pelton
Francis
Kaplan
3) São classificadas em combustão externa e interna:
Combustão externa: o combustível não entra em contato com o fluido de trabalho. Esse processo é utilizado principalmente nas centrais termoelétricas a vapor. A água é aquecida em uma caldeira até gerar o vapor que, ao se expandir em uma turbina produzirá trabalho mecânico.
Combustão interna: a combustão se efetua sobre uma mistura de ar e combustível. Dessa maneira, o fluido de trabalho será o conjunto de produtos da combustão.
4)
5) Os principais sistemas de geração com energia solar são:
Fotovoltaicos – transforma energia solar em elétrica de forma direta
Termossolares - energia solar > calor > vapor > máquina térmica
Fotovoltaicos de concentração - discos parabólicos e lentes que direcionam a energia para minicélulas fotovoltaicas