geração Z
A chamada Geração Z (Z de Zapping é uma nova geração, tendo surgido posteriormente à Geração Y.). É uma geração surgida conjuntamente com o avanço das novas tecnologias, acompanhando o novo mundo (pós Guerra Fria), ou seja, o chamado mundo tecnológico ou mundo virtual. Essa convivência cotidiana com aparelhos tecnológicos acabou propiciando para que essa nova geração aprendesse a usar várias tecnologias ao mesmo tempo, como por exemplo: acessar a Internet, escutar música e assistir TV.
Surgiram em um novo momento, em uma época em que se inicia uma grande explosão tecnológica, período em que o mundo (principalmente os americanos) passou a desfrutar mais a "parafernália tecnológica" no seu cotidiano. (O uso comum de aparelhos que são de utilização interativa (tais como computadores e telefones celulares) despertou nas crianças nascidas nesse período uma grande curiosidade de saber como eles funcionam e utilizá-los massivamente). É uma geração que está mais adaptada à relação entre ser humano e tecnologia, a qual acabou por tornar-se parte essencial da vida dessa nova geração. Esse avanço proporcionou, de certa forma, algumas coisas que são caracteristicamente identificadas nessa nova geração como: a dependência tecnológica, o consumo excessivo das mesmas e a dificuldade da própria desenvoltura das relações interpessoais e até mesmo da própria criatividade. Esses fatores são determinantes, pois dificultam situações em que o indivíduo necessite a ser criativo ou até mesmo independente de meios tecnológicos.
É uma geração que possui outra forma de vida, com hábitos e costumes relativamente diferentes das gerações anteriores: facilita para as comunicações virtuais e dificulta para outras formas de comunicação interpessoal. Para eles não é nada fácil conviver em sociedade, pois eles têm por costume viver uma vida mais virtual do que real. Nessa vida virtual eles são heróis, bandidos, enfim, são capazes até mesmo de criar uma nova identidade. Praticamente,