geração dos computadores
Gerações
Antigamente os computadores eram criados com o objetivo de serem usados para propósitos militares, codificando e descodificando mensagens e códigos de artilharia.
1ª GERAÇÃO: TECNOLOGIA DE VÁLVULAS (1940 - 1955)
O computador nasceu com a II guerra mundial, nos E.U.A. a marinha em conjunto com a universidade de harvard e a ibm, desenvolveu o Marki, um gigante eletromagnético em 1944. Marki ocupava 120 m³, com milhares de redes. O Marki conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.
1943 - Mark I: “Numa parceria da IBM com a marinha Norte-Americana, o Mark I era totalmente eletromecânico: ele tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2 metros e meio de altura e uma massa de cerca de 5 toneladas. O barulho do computador em funcionamento, segundo relatos da época, se assemelhava a varias pessoas tricotando dentro de uma sala. Mark I continha nada menos que 750.000 partes unidas por aproximadamente 80 km de fios. “Ele foi o primeiro computador totalmente automático a ser usado para fins bélicos.”
“O Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi o primeiro computador para uso profissional (militar) criado pela humanidade. desenvolvido por Mauchly e Eckert da escola de engenharia elétrica da universidade da pensilvania, iniciou suas operações em fevereiro de 1946. era constituído de 18.000 válvulas eletrônicas e media 2,5 metros de altura por 24 metros de comprimento. conseguia executar 5.000 somas por segundo e consumia mais de 60.000 watts de potência elétrica. o Eniac ainda não possuía a tecnologia de programa armazenado na memória. sua programação era realizada através da ligação de cabos em conectores dispostos em quadros”.
1945 - ENIAC: A segunda Grande Guerra estava no seu auge e a demanda por computadores cada vez mais rápidos vinha crescendo. Os britânicos criavam a menos famosa Colossus para decifrar os códigos nazistas e os americanos apresentavam o ENIAC