Geração de Energia
O QUE SÃO MAQUINAS SINCRONAS - Classificação e caracteristicas
Rotor liso Rotor Saliente
- Caracteristicas Gerais
Como para máquinas de corrente contínua, o fluxo magnético é produzido por corrente contínua. - Os pólos de uma máquina síncrona (M.S.) é a parte girante (rotor) e a armadura forma a parte externa (estator). - A relação entre rotação e frequência, bem como tensão gerada onde as tensões trifásicas geradas são dadas por:
Ea = Emax . sen (Wt)
Eb = Emax . sen (Wt-120°)
Ec = Emax . sen (Wt+120°)
Emax = 2
N = .f
MOTOR SINCRONO
Partida: ligando-se o enrolamento trifásico à rede, então o campo girante do enrolamento do estator, que não tem inércia, inicia imediatamente o seu movimento à plena velocidade, atuando apenas instantaneamente sobre os pólos fixos do rotor.
Nesta fase, não se pode formar o conjugado necessário para vencer a inércia da massa do rotor.
Por esta razão, o motor síncrono em repouso não parte por si. O rotor, sem carga, tem que iniciar o seu movimento em função de um outro motor ou de um dispositivo de partida assíncrono (por exemplo um anel de curto-circuito), até que sua velocidade alcance um valor próximo ao nominal do campo girante.
Pela ligação da excitação de C.C., o próprio rotor se aproxima do movimento dos pólos do campo girante, pois estes atuam continuamente sobre o rotor. Devido a este movimento igual de rotação, entre o campo girante e o rotor, este tipo de máquina é chamada de síncrona (sincronismo entre campo do estator e rotor).
Em vazio: em virtude da carga, que o atrito ocasiona, os pólos do rotor nunca alcançam a mesma velocidade do campo girante do estator permanecendo em atraso por um certo ângulo (ângulo de carga da figura 5.10).
Os pólos que giram, induzem uma f.e.m. no enrolamento do estator, f.e.m. esta que permanece em atraso em relação à tensão de rede pelo ângulo de carga . A diferença de tensão AU entre a