geração de energia no Brasil
Geração de energia no Brasil
Professor: Igor
Gabriela dos Santos, n° 17
Julio Fabiano, n° 22
3°B
Hidreletrica
Como funciona: O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.
Função: Uma usina hidreletrica serve para fornecer energia eletrica, a força da agua passa por turbinas que rotacionam e transforma em energia.
Capacidade: Em números aproximados, só no Brasil, a energia hidrelétrica é responsável por 75 milhões de KW. São 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas estão em construção e existem 26 outorgadas (com permissão para serem construídas). Problemas de operação: Quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda d'água.
Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia.
Problemas ambientais: Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais.
Eficiencia: A eficiência energética das hidrelétricas é muito alta, em torno de 95%.
O investimento inicial e os custos de manutenção são elevados, porém, o custo do combustível (água) é nulo.
Central Nuclear
Como funciona: o reator nuclear, usa a energia contida no interior do átomo para, simplesmente, ferver água. Daí para a frente, tudo funciona como em uma usina a vapor qualquer, movida a carvão ou petróleo: o vapor d'água gira uma turbina, que movimenta um gerador, produzindo energia elétrica.
Função: é uma instalação que produz energia elétrica através de reações nucleares de elementos radioativos.
Capacidade: Sua capacidade de geração será de mais de 10 milhões de MWh por ano.
Problemas de operação: Essa fonte energética é responsável por