GERAÇÃO DE ENERGIA GEOTÉRMICA
CAMPUS II
CAMPUS DE CIENCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA 7º PERÍODO
GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
ENERGIA GEOTÉRMICA
PALMAS
Outubro - 2014
FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS
CAMPUS II
CAMPUS DE CIENCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAIS
ALEXANDRA LUSTOZA LIMA
JOSÉ NETO RODRIGUES PAES
LEANDRO SOUZA DE MENEZES
ROMUALDO FERREIRA DE OLIVEIRA
Trabalho avaliativo apresentado ao Professor Dr. George Brito da disciplina Geração de Energia Elétrica da Turma do VII Período, turno noturno do Curso de Engenharia Elétrica.
UBEC – Palmas
Outubro de 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 1
OBJETIVO 2
ENERGIA GEOTÉRMICA 3
VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ENERGIA GEOTÉRMICA 9
CONCLUSÃO 10
ANEXOS 11
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
Energia geotérmica – nas camadas profundas da crosta terrestre existe um alto nível de calor. Em algumas regiões, a temperatura pode superar 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Ainda é pouco utilizada.
Energia geotérmica, também conhecida como geotermal, é aquela gerada através do calor proveniente do interior da Terra. Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.
Abaixo da crosta terrestre encontramos um tipo de rocha líquida, o denominado "magma". Tal qual uma garrafa de refrigerante, a crosta terrestre "encampa" o magma que permanece em seu interior. Às vezes, por meio de uma fenda, ou uma erupção vulcânica, o magma atinge a superfície do planeta.
Observando tal fenômeno, o ser humano depreendeu que tais acontecimentos eram manifestação de uma fonte de energia. Assim, passou-se a aproveitar o calor advindo do interior da terra em projetos de aquecimentos de edifícios, estufas e produção de energia elétrica. Devido à sua natureza, tal fonte de energia é uma das mais benignas na produção de