Geração de computadores
2400 a.C. - O Ábaco
O ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, servia para representar números no sistema decimal e trabalhar operações com eles.
De 1622 a 1818
1622 – Régua de Cálculo
William Oughtred inventou, em 1622, a régua de cálculo - que era originalmente circular - criando escalas em que a posição dos números era proporcional ao seu logaritmo.
Oughtred desenhou uma régua de cálculo com forma retangular com uma régua mais estreita que desliza entre duas outras.
1642 - A máquina de Pascal
O próximo passo na evolução dos computadores foi em 1642 quando um jovem chamado Blaise Pascal desenvolveu um máquina de somar, chamada de Pascalina, com esta máquina era possível somar e diminuir.
1672 - Calculadora de Leibniz
Mais tarde, por volta de 1671, Gottfried Leibnitz, aperfeiçoou a máquina de Pascal, agora ela multiplicava e também dividia.
1804 - Joseph Marie Jacquard
Utilizava Cartões Perfurados (24.000 cartões).
Primeira máquina programada.
Jacquard ficou tão satisfeito com os resultados obtidos que se viu tentado a despedir vários funcionários logo depois da implementação do sistema - coisa que fez tempos depois.
Tear de Jacquard
As gerações dos computadores
Os computadores são máquinas capazes de realizar vários cálculos automaticamente, além de possuir dispositivos de armazenamento e de entrada e saída.
Nesta seção iremos ver a evolução dos computadores até os dias atuais.
Primeira Geração (1946-1954)
A primeira geração dos computadores é marcada pela utilização de válvulas. A válvula é um tubo de vidro, similar a uma lâmpada fechada sem ar em seu interior, ou seja, um ambiente fechado a vácuo, e contendo eletrodos, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons. As válvulas aqueciam bastante e costumavam queimar com facilidade.
As válvulas eram do tamanho de uma lâmpada.
Além disso, a programação era realizada diretamente na linguagem de