geração de computadores
A primeira geração de computadores surgiu-o em 1946 e foi ate 1956 e consistia em tubos de vácuos, ou seja, válvulas. O MARK I era um computador, totalmente digital, construído em 1944 pelo professor Howard Aiken. Este computador pesava cerca de 30 toneladas, tinha cerca de 17 metros de comprimento por 2,5 metros de altura.Primeiro computador comercializado. Para ser usado necessitava de 18.00 válvulas. Servia também para calcular demorando cerca de 3 a 5 segundos para efectuar uma multiplicação, mas era totalmente automático e podia realizar cálculos extensos sem intervenção humana. O ENIAC (Electronic Numerial Integrator And Computer) foi o segundo computador digital electrónico de grande escala. Criado em Fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly da Electronic Control Company.Este pesava mais de 30 toneladas e ocupava 270 metros quadrados.A sua capacidade de processamento era de 5 000 operações por segundo e operava na base dez e não em base binária. O UNICAV, (Universal Automatic Computer), foi primeiro computador comercializado em grande escala para empresas como a Companhia de Seguros do Tennessee. Ele era americano e foi produzido em 1951. Sua programação era inovadora, ajustava-se a seis mil chaves e conectava-se a cabos no painel. Foram vendidas 46 unidades do Univac Modelo I.
Segunda Geração
A segunda geração foi de 1957 até 1963 e consistia no uso de transmissores de computadores é marcada pela chegada dos modelos IMB 1401 e o Burroughs B200. No lugar da válvula, estes computadores utilizavam transistores e não precisavam de tempo para aquecimento, consumiam menos energia, eram mais rápidos e mais confiáveis.
O “americano” TRADIC (TRAnsistor DIgital Computer ou TRansistorized Airborne DIgital Computer) Fabricado pelo Bell Labs foi o primeiro computador transistorizado dos EUA, ainda que usa-se um circuito de válvulas para fornece energia para o relógio do sistema de 1 MHz