Geração Alpha
A geração alpha é a geração que vem depois das gerações y e z, são crianças nascidas depois de 2010, que já tem um desenvolvimento mais rápido, são aquelas crianças que não sabem nem andar ainda, mas que mexem em um smarphone melhor que ninguém. "Nosso cérebro está mudando, estamos ficando mais capazes", disse a psicóloga Fernanda Fúria. Eles conseguem acessar facilmente aplicativos, jogos, vídeos.
A tendência nas escolas agora é fazer um ensino é que o foco seja o aluno, deixando assim o conteúdo fora de foco para fazer, o professor passará a ser um mentor e que as salas serão misturadas com crianças de ambos os sexos, e idades. Essa geração será baseada na diversidade e espontaneidade as crianças dessas gerações poderão ser blogueiras, jornalistas, escritoras e até mãe. Eles percebem as coisas cada vez mais cedo e interagem com elas, com cada possibilidade que o mundo oferece a eles.
Em casa, a educação já está mais horizontal, menos hierárquica e estabeleceu-se uma relação de troca entre pais e filhos. "A gente ainda é a figura de autoridade, mas isso não quer dizer autoritarismo. Temos que passar valores, ética", disse Fernanda. Porem os pais ainda tem uma preocupação em que eles tenham contato com outras crianças e façam outras atividades que não sejam ficar brincando em frente a tablet’s ou outros aparelhos eletrônicos, só que ao mesmo tempo esses pais eles acham uma facilidade em deixar seus filhos conectados a esses aparelhos que para eles são atos naturais de destravar e brincar, pois com seus filhos distraído com esses aparelhos os pais não tem tanto trabalho na educação, e se tem eles tem esse aparelhos como uma forma de distrair, entreter e acalmar a criança. Essas crianças vão ser responsáveis pelo pulo tecnológico/social do futuro. O mundo hoje é absurdamente menor e, assim, eles têm o poder da informação na ponta dos dedos. Nasce uma geração conectada e, espero que a raça humana se evolua!
No Heinz Papinhas apresenta: Alpha - A