Geraçao x
COMO ELABORAR UM PROJECTO?
Setembro de 2007
1. Conceitos-chave
PROJECÇÃO
É a exteriorização de um sistema de valores auto-finalisados. Consiste em dar sentido aos nossos actos (acções, palavras, pensamentos) a partir dos nossos próprios valores, das nossas próprias projecções.
PROJECTO
É o produto ou instrumento operatório da projecção enquanto expressão do desejo. Enquanto a projecção é uma acção e é indissociável da pessoa que o realiza, o projecto pode ser distinguido do seu actor (1) porque é o resultado de uma acção, um produto e (2) porque se transpõe no futuro. Por isto, ao projecto pode ser atribuída uma identidade social, se for alvo de uma apropriação colectiva, quer na fase de desenvolvimento/materialização, quer enquanto produto (de relevância social).
A palavra projecto é utilizada em diferentes contextos e com diferentes significações.
Podemos conceber um projecto de férias, um projecto de trabalho, um projecto de vida pessoal, um projecto de investigação, etc.
2. Características de um projecto
2.1 Requisitos
Um Projecto deve contribuir para a resolução de um problema. Um problema é uma determinada situação actual que se pretende modificar, um “estado de coisas” que se pretende melhorar. O problema deve ser real e importante para um certo número de pessoas que o vivem, tem de ser relevante e passível de ser sujeito a uma determinada intervenção. Desta forma, um projecto de uma equipa de trabalho de alunos ou de uma organização, pode ter um real significado social. Sobretudo se contar com a participação e envolvimento dos grupos alvo ou destinatários, caso existam, o que não é requisito prévio, dependendo do objectivo do projecto.
Um requisito fundamental é a autenticidade com que o problema/questão é formulado. Este aspecto é um ponto de partida importante para garantir a originalidade do desenvolvimento do projecto.
Uma vez identificado um certo problema, podemos então começar a delinear um projecto de