Geradores
Escola de Engenharia
Trabalho Efetivo Discente
Professor: Antonio Roberto de Azevedo Bião
Aluno: Karla Renata Araujo Rosário
Salvador
2014
Geradores
Denominam-se geradores elétricos os dispositivos que separam cargas elétricas positivas e negativas, mantendo entre elas uma diferença de potencial; sendo capazes de transformar energia não elétrica (química, mecânica, entre outras) em energia elétrica e tendo como função básica aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam.
Os geradores podem ser divididos numa enorme quantidade de tipos, de acordo com o aspecto que se leve em conta. Além dos dois grupos mais gerais - geradores de corrente contínua e de corrente alternada -, podem ser, quanto ao número de polos, dipolares e multipolares; quanto ao enrolamento do induzido, podem ser em anel e em tambor; quanto ao tipo de excitação, auto excitados e de excitação independente. Alguns deles são:
Geradores luminosos - São sistemas de geração de energia construídos de modo a transformar energia luminosa em energia elétrica, como por exemplo, as placas solares feitas de um composto de silício que converte a energia luminosa do sol em energia elétrica.
Geradores mecânicos - São os geradores mais comuns e com maior capacidade de criação de energia. Transformam energia mecânica em energia elétrica, principalmente através de magnetismo. É o caso dos geradores encontrados em usinas hidroelétricas, termoelétricas e termonucleares.
Geradores químicos - São construídos de forma capaz de converter energia potencial química em energia elétrica (contínua apenas). Este tipo de gerador é muito encontrado como baterias e pilhas.
Geradores térmicos - São aqueles capazes de converter energia térmica em energia elétrica, diretamente. No símbolo de um gerador o traço maior indica um pólo positivo e o menor, o pólo negativo.
Quando se mede a tensão elétrica entre os